
Foi iniciado em Junco do Seridó o Programa Olhar Brasil, que acontece por iniciativa do Governo Municipal e Governo Federal. Através do Programa, cerca de 120 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Junco do Seridó passaram por exames de vista gratuitamente.
O Olhar Brasil é um Programa Federal, que acontece com contrapartida do Município, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Ele funciona da seguinte maneira: a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) identificou e fez a triagem dos estudantes que apresentavam dificuldades para enxergar; eles agora serão atendidos, farão exames oftalmológicos onde será identificada a necessidade de óculos ou a realização de exames mais específicos, para os quais serão encaminhados.
Além dos próprios estudantes, também participaram da abertura do Programa o Secretário Municipal de Saúde: Dr. Marcos Afonso; Secretário Adjunto de Saúde: Flávio Nóbrega; Coordenador de Atenção Básica: Dr. Fernando Régis; Coordenadora Adjunta da Atenção Básica: Gildete Freitas e a Recepcionista: Rejane. “É uma alegria ver as coisas acontecendo”, comentou o representante da Atenção Básica e também destacou como positiva a integração da Gestão para que tudo acontecesse. O secretário de Saúde, por sua vez, complementou que “é trabalhando junto que a gente alcança os melhores resultados” e agradeceu a parceria. Ainda ressaltou que a realização do Olhar Brasil “é resultado do conceito de um governo voltado para o bem da comunidade”. Conversando com os estudantes sobre o Programa ele explicou que “o nosso objetivo é que vocês consigam enxergar sem problema, para que possam estudar sem dificuldade e se tornarem adultos melhores do que nós”. Em outras palavras, o Programa Olhar Brasil tem por objetivo, exatamente, identificar e corrigir problemas de visão, visando reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitando o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
A abertura aconteceu na Sede da Secretaria Municipal de Saúde e contou, também, com a presença de educadores, funcionários das secretarias e Usuários do SUS.
« Voltar